Brain Damage ~
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Brain Damage ~

Filosofia, Política, Musica, Livros, Filmes e afins..
 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Democracia ou Aristocracia?

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
luiz
Administrador.
Administrador.
luiz


Número de Mensagens : 204
Idade : 34
Data de inscrição : 13/02/2008

Democracia ou Aristocracia? Empty
MensagemAssunto: Democracia ou Aristocracia?   Democracia ou Aristocracia? Icon_minitimeSex Fev 22, 2008 4:32 pm

“Rigorosamente, nunca existiu verdadeira democracia, e nunca existirá. É contra a ordem natural que o grande número governe e o pequeno seja governado.”

A leitura do livro o contrato social, de Rousseau, me fez refletir um pouco sobre a nossa suposta democracia. Algumas passagens do livro me fazem acreditar que vivemos em uma “nova aristocracia”, onde o povo possui uma participação mínima, contribuindo apenas com o voto, seja por falta de opção ou preguiça..
Nessa nossa “preguiça” de participação, elegemos uma forma de governo que falasse por nós, representando a nossa vontade.

Nesse sentido Rousseau afirma:
“Apenas o serviço público deixa de ser o principal desvelo dos cidadãos, e eles passam a preferir servir com a bolsa* que pessoalmente, a república aproxima-se da ruína. Cumpre ir ao combate? Pagam as tropas e ficam em casa; Cumpre ir ao conselho? Nomeiam deputados e ficam em casa;”

“Não se pode representar a soberania pela mesma razão que se não pode alienar; consiste ela fundamentalmente na vontade geral, e a vontade geral não se representa; ou é ela mesma, ou outra, e nisso não há meio termo.”


A maioria vence, é o que se diz.. e a vitória consiste na eleição de uma minoria.


Enfim, se nossa única manifestação real de vontade é o nosso voto, que elege uma pequena camada representante, podemos dizer que vivemos em uma sociedade democrática?
O conceito de democracia aplicado a nós é o mesmo conceito clássico ou é uma "versão contemporânea"?
Não estariamos vivendo em uma sociedade "aristocrática-contemporânea"?
A democracia, de fato e completa, já foi concretizada? É um sistema possível ou apenas uma utopia, como o próprio Rousseau afirma?



*entenda "a bolsa" como financeiramente.
Ir para o topo Ir para baixo
http://quasefuga.blogspot.com
Eduardo~
Administrador.
Administrador.
Eduardo~


Número de Mensagens : 131
Data de inscrição : 14/02/2008

Democracia ou Aristocracia? Empty
MensagemAssunto: Re: Democracia ou Aristocracia?   Democracia ou Aristocracia? Icon_minitimeSeg Fev 25, 2008 7:35 pm

Luiz Augusto. escreveu:
Enfim, se nossa única manifestação real de
vontade é o nosso voto, que elege uma pequena camada representante,
podemos dizer que vivemos em uma sociedade democrática?
O conceito de democracia aplicado a nós é o mesmo conceito clássico ou é uma "versão contemporânea"?
Não estariamos vivendo em uma sociedade "aristocrática-contemporânea"?
A
democracia, de fato e completa, já foi concretizada? É um sistema
possível ou apenas uma utopia, como o próprio Rousseau afirma?

Cara pelo o que eu li, imagino que vivemos em uma sociedade "aristocrática comteporânea."
Eu nunca li Rousseau, mas por algumas das palavras deles que tu
reescreveu, eu acho que o conceito de democracia comteporânea é uma
alienação, ai nós brasileiros ainda temos a honra de afirmar que
vivemos em um dos países mais democráticos do mundo. cheers
Eu concorodo contigo Luia no termo "aristocrática-contemporânea". Very Happy
Cara quanto a pergunta, "A democracia, de fato e completa, já foi concretizada? É um sistema
possível ou apenas uma utopia, como o próprio Rousseau afirma?
"
Eu nunca li os livros então nem vou tentar responder para evitar
equívocos, porque não conheço o conceito de Rousseau sobre a Democracia
completa, digamos que imagino Wink

Bom post aqui em discussões políticas, tava faltando um assim, é mais do meu gosto, e claro sem desvalorizar os outros obviamente.
Ir para o topo Ir para baixo
dinha
Aspirante.
Aspirante.
dinha


Número de Mensagens : 98
Idade : 34
Data de inscrição : 16/02/2008

Democracia ou Aristocracia? Empty
MensagemAssunto: Re: Democracia ou Aristocracia?   Democracia ou Aristocracia? Icon_minitimeQua Fev 27, 2008 1:02 pm

Citação :
onde o povo possui uma participação mínima, contribuindo apenas com o voto, seja por falta de opção ou preguiça..
sinto ter que discordar mais uma vez.. (mentira, não sinto nada)
asjdioasdjiodjasdas
eu não acho que estejamos vivendo em uma forma de aristocracia, pois essa limitaria o poder de elegibilidade à "nobreza", os requisitos pra candidatar-se são mínimos em nosso país, não vivemos mais na época do coronelismo em que precisava-se ter uma renda acima de um valor x pra concorrer..
claro, existe um vasto abismo entre a possibilidade de candidatar-se, e o investimento monetário das campanhas políticas.. mas pense comigo, existem os debates, as campanhas obrigatórias e isso poderia ser o meio de divulgação, não sei vcs, mas eu não voto pelo adesivo mais bonito, ou pelo santinho mais colorido. (não gosto de merchandagem)
e eu ainda acho a organização estrutural política do brasil muito interessante, se ela fosse livre de devassidão, nossa! seria muito fantástico.
=)
Ir para o topo Ir para baixo
luiz
Administrador.
Administrador.
luiz


Número de Mensagens : 204
Idade : 34
Data de inscrição : 13/02/2008

Democracia ou Aristocracia? Empty
MensagemAssunto: Re: Democracia ou Aristocracia?   Democracia ou Aristocracia? Icon_minitimeQua Fev 27, 2008 1:14 pm

se o povo se interessasse mais pela política
e os políticos -não todos, claro - pelo povo..

seria legal, bem legal x)





Citação :
e eu ainda acho a organização estrutural política do brasil muito interessante, se ela fosse livre de devassidão, nossa! seria muito fantástico.
eu também gosto, sério mesmo.
mas o povo tem deixado a política em segundo plano, nos afastando da "camada política".
essa distância é o problema..
Ir para o topo Ir para baixo
http://quasefuga.blogspot.com
Eduardo~
Administrador.
Administrador.
Eduardo~


Número de Mensagens : 131
Data de inscrição : 14/02/2008

Democracia ou Aristocracia? Empty
MensagemAssunto: Re: Democracia ou Aristocracia?   Democracia ou Aristocracia? Icon_minitimeQui Fev 28, 2008 1:44 pm

Luia eu acho que nem em segundo plano e sim em último mesmo. Eu ao
menos vou na minha namorada, depois eu leio, dai eu toco guitarra e
tentar mudar o quadro político brasileiro, olha acho que eu vou falar
muito sobre ele ainda, mas agir... :/
Sejamos sinceros.
Ir para o topo Ir para baixo
dinha
Aspirante.
Aspirante.
dinha


Número de Mensagens : 98
Idade : 34
Data de inscrição : 16/02/2008

Democracia ou Aristocracia? Empty
MensagemAssunto: Re: Democracia ou Aristocracia?   Democracia ou Aristocracia? Icon_minitimeSex Mar 07, 2008 1:41 pm

o problema é que o povo vincula a idéia de política à corrupção, pois essa palavra tem sido mais abordada do que a própria politica em si. Quando discutem “política” o assunto que surge na boca dos “doutores” dessa ciência é das barbáries que certo deputado fez.. o que causa aversão ao assunto, e muitos o evitam.
As pessoas não buscam a solução, mas criticam o problema.
Não há, por exemplo, quem pare pra discutir esse sistema popular de princípios lindos e muito bem elaborados,a democracia.
Política é arte, é astúcia, tática, planejamento.. pena que ela está travestindo papel tão insignificante...
Rousseau é incrível, a idealização de vontade geral, a teoria do bom selvagem e por fim o contrato social..as pessoas deveriam ler isso em vez de “o doce veneno do escorpião”- nada contra, claro.
Ir para o topo Ir para baixo
JoÃo
Novato.
Novato.
JoÃo


Número de Mensagens : 9
Data de inscrição : 16/02/2008

Democracia ou Aristocracia? Empty
MensagemAssunto: Re: Democracia ou Aristocracia?   Democracia ou Aristocracia? Icon_minitimeTer Abr 29, 2008 1:58 am

o Principe é igualmente bem interressante!

mas ROSSEAU é um contemporaneo valioso!!!

quanto viver na aristocracia concordo com a dinha onde diz
que so a minoria possuidora "PODERIA" fazer uso do poder
mas no caso do Brasil ( me chamou a atenção a falta de patriotismo companheira dinha ao escrever Brasil em letra minuscula "critica idiota" ) o poder politico infelizmente tambem fica na mão possuidora, de grandes empresarios e mercenarios fdpt´s etc ...
mas há grandes (politicos merecedores dessa denominação) e importantes (quesito: REPRESENTAÇÃO) la nas camaras e no senado, inclusive o nosso presidente é algo bem exemplar e "merecido" levando em consideração a MAIORIA do povo culturalmente falando Razz ,
mas é essa minoria que devemos descobrir e epoiar encoraja-los e divulga-los!!

alguem ai com ideias inovadoras e PRATICAS!

falar é bem legal clown
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Democracia ou Aristocracia? Empty
MensagemAssunto: Re: Democracia ou Aristocracia?   Democracia ou Aristocracia? Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Democracia ou Aristocracia?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Brain Damage ~ :: Para Discutir ~ :: Discussões Diversas;-
Ir para: