Brain Damage ~

Filosofia, Política, Musica, Livros, Filmes e afins..
 
InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 Candidatos à Presidência dos EUA pedem democracia em Cuba

Ir em baixo 
AutorMensagem
diogo josé
Administrador.
Administrador.
avatar

Número de Mensagens : 294
Idade : 103
Data de inscrição : 13/02/2008

MensagemAssunto: Candidatos à Presidência dos EUA pedem democracia em Cuba   Ter Fev 19, 2008 8:15 pm

Candidatos à Presidência dos EUA pedem democracia em Cuba

Os pré-candidatos à Presidência dos Estados Unidos defenderam na terça-feira que o governo cubano instale um regime democrático no país ao escolher seu sucessor para o líder agora aposentado Fidel Castro.

Os senadores democratas Barack Obama e Hillary Clinton sugeriram que levantariam o embargo comercial imposto décadas atrás se a ilha caribenha adotasse reformas democratizantes. Já o favorito para vencer as prévias do Partido Republicano, John McCain, afirmou que os EUA precisam continuar fazendo pressão sobre o governo comunista de Cuba.

"Eu diria para a nova liderança que a população dos EUA está pronta para encontrar-se com vocês se vocês avançarem pelo caminho da democracia, adotando reformas reais e substanciais", disse Hillary, senadora pelo Estado de Nova York e ex-primeira-dama do país.

Fidel, 81, disse que não voltará a assumir o posto de chefe de Estado, cargo ao qual ascendeu depois da vitória de sua revolução, em 1959.

O ex-guerrilheiro não aparece em público desde que se submeteu a uma cirurgia no abdômen, há quase 19 meses, quando entregou o comando do país, então provisoriamente, para Raúl Castro, irmão dele.

O presidente norte-americano, George W. Bush, intensificou o embargo contra Cuba e rejeitou a possibilidade de reduzir as sanções sem que haja um processo de transição rumo à democracia.

Obama, senador pelo Estado de Illinois, adotou uma postura mais rígida em relação a Cuba nos últimos anos. Em 2003, o então senador afirmou que apoiaria o levantamento do embargo mesmo sem uma mudança de regime, uma proposta popular nos Estados agrícolas do Meio-Oeste, que tentam ampliar seus mercados internacionais.

Em um debate de dezembro de 2007, Obama disse que concordaria em tornar menos rígidos alguns aspectos do embargo, entre os quais a proibição de viagens a Cuba e do envio de dinheiro para familiares em Cuba.

Em comunicado divulgado na terça-feira, o pré-candidato afirmou que qualquer mudança na política norte-americana dependeria de Cuba realizar mudanças antes.

"Se a liderança cubana começar a abrir Cuba rumo a uma mudança democrática significativa, os EUA precisam estar preparados para adotar medidas no sentido de normalizar as relações e amenizar o embargo das últimas cinco décadas", afirmou Obama.

McCain, um senador do Arizona que deve conquistar a vaga do Partido Republicano para as eleições de novembro, disse que a ilha caribenha precisa realizar eleições livres e justas antes que se avalie qualquer mudança nas políticas norte-americanas.

"A liberdade para o povo cubano não é algo que esteja ainda à vista e os irmãos Castro pretendem, com certeza, manter seu controle sobre o país", disse McCain em comunicado.


Fonte: Yahoo!

_________________
"Life is very short
And there's no time
For fussing and fighting my friend"
The Beatles
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://flickr.com/diogojose
 
Candidatos à Presidência dos EUA pedem democracia em Cuba
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Duvidas, duvidas, duvidas... Quero abrir um restaurante!!!

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Brain Damage ~ :: Para Discutir ~ :: Notícias. :: Especial Cuba e Fidel Castro-
Ir para: