Brain Damage ~
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Brain Damage ~

Filosofia, Política, Musica, Livros, Filmes e afins..
 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Bush quer transição democrática na Cuba pós-Fidel

Ir para baixo 
AutorMensagem
diogo josé
Administrador.
Administrador.
diogo josé


Número de Mensagens : 294
Idade : 109
Data de inscrição : 13/02/2008

Bush quer transição democrática na Cuba pós-Fidel Empty
MensagemAssunto: Bush quer transição democrática na Cuba pós-Fidel   Bush quer transição democrática na Cuba pós-Fidel Icon_minitimeTer Fev 19, 2008 8:10 pm

Bush quer transição democrática na Cuba pós-Fidel

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, disse na terça-feira torcer para que a aposentadoria de Fidel Castro signifique o início de uma transição democrática em Cuba.

"Acredito que a mudança a partir de Fidel Castro deva ser o começo de um período de transição democrática", disse Bush em entrevista coletiva em Ruanda, um dos cinco países africanos que ele visita nesta semana.

Fidel, de 81 anos, divulgou nota na terça-feira anunciando que não vai se candidatar a um novo mandato como presidente do país e que deixará também o cargo de "Comandante en Jefe". Encerra assim um período de quase 50 anos à frente do país, desde a revolução vitoriosa no primeiro dia de 1959. O sucessor mais provável é seu irmão Raúl, que já é o presidente interino.

Bush disse que o primeiro passo deve ser a libertação dos presos políticos, e defendeu que a comunidade internacional colabore com os cubanos na construção das instituições necessárias à democracia.

"Afinal esta transição deveria levar a eleições livres e justas, e quero dizer livres e quero dizer justas", afirmou Bush. "Não esse tipo de eleições encenadas que os irmãos Castro tentam impingir como sendo uma verdadeira democracia", declarou ele.

"E vamos ajudar. Os Estados Unidos vão ajudar o povo de Cuba a entender as bênçãos da liberdade."

Washington rompeu relações com Havana em 1961. Logo em seguida, Fidel declarou que sua revolução era socialista e se aproximou da União Soviética. Em 1962, os EUA impuseram um embargo comercial à ilha, que perdura até os dias de hoje.

O governo Bush reagiu com frieza ao afastamento de Fidel por motivos de saúde, em 2006, por considerar que não poderia haver mudanças no sistema unipartidário sob o comando de Raúl, que governa provisoriamente desde então.

(Reportagem de Tabassum Zakaria)


Fonte: Yahoo!
Ir para o topo Ir para baixo
http://flickr.com/diogojose
 
Bush quer transição democrática na Cuba pós-Fidel
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» As grandes datas do regime e da vida de Fidel Castro

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Brain Damage ~ :: Para Discutir ~ :: Notícias. :: Especial Cuba e Fidel Castro-
Ir para: