Brain Damage ~
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Brain Damage ~

Filosofia, Política, Musica, Livros, Filmes e afins..
 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Alice no País das Maravlihas - Lewis Carroll

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
diogo josé
Administrador.
Administrador.
diogo josé


Número de Mensagens : 294
Idade : 109
Data de inscrição : 13/02/2008

Alice no País das Maravlihas - Lewis Carroll Empty
MensagemAssunto: Alice no País das Maravlihas - Lewis Carroll   Alice no País das Maravlihas - Lewis Carroll Icon_minitimeQua Fev 13, 2008 10:53 pm

~ Alice no País das Maravilhas - Lewis Carroll ~ drunken

Bom, espero que as análises literárias não tenham obrigatoriamente que ser de obras filosóficas...

...Porém, de certa forma, podemos afirmar que Alice no País das Maravilhas - APM, a partir de agora - possúi certo teor filosófico, já que possibilita uma vasta gama de interpretações das mais diversas.
Seria a história derivada de um sonho, de uma viagem alucinógena, ou apenas devaneios de Carroll?
Talvez seja apenas um conto infantil, mas não creio.

Carroll teceu Alice de tal forma que é possível interpreta-la de todas essas maneiras e de ainda muitas outras.

Em diversos pontos, a profundidade dos diálogos de Alice consigo mesma surpreende.
Veja um trecho logo no começo do livro:

"(...) Como tudo é esquisito hoje! E ontem tudo era extamente como de costume! Será que fui eu quem mudei à noite? Deixe-me pensar: eu era a mesma quando me levantei hoje de manhã? Estou quase achando que posso me lembrar de me sentir um pouco diferente. Mas se eu sou a mesma, a próxima pergunta é: 'Quem é que eu sou?'. Ah, essa é a grande charada! (...)"

Um livro infantil que remete às questões primordiais da filsofia. Um livro infantil?

Uma idéia bastante discutida entre alguns grupos de "beatniks" que habitam a internet, é a de que APM é uma descrição bastante aproximada de uma viagem de cogumelos alucinógenos, e é dessa forma que mais gosto de interpretar o livro...

Bom, tirem suas próprias conclusões...

~ Clique aqui para baixar o e-book de Alice no País das Maravilhas ~


Alice no País das Maravlihas - Lewis Carroll Alice
Ir para o topo Ir para baixo
http://flickr.com/diogojose
luiz
Administrador.
Administrador.
luiz


Número de Mensagens : 204
Idade : 34
Data de inscrição : 13/02/2008

Alice no País das Maravlihas - Lewis Carroll Empty
MensagemAssunto: Re: Alice no País das Maravlihas - Lewis Carroll   Alice no País das Maravlihas - Lewis Carroll Icon_minitimeSeg Fev 18, 2008 5:15 pm

"Alice estava começando a ficar muito cansada de estar sentada ao lado de sua irmã e não ter nada para fazer: uma vez ou duas ela dava uma olhadinha no livro que a irmã lia, mas não havia figuras ou diálogos nele e "para que serve um livro", pensou Alice, "sem figuras nem diálogos?". Então, ela pensava consigo mesma (tão bem quanto era possível naquele dia quente que a deixava sonolenta e estúpida) se o prazer de fazer um colar de margaridas era mais forte do que o esforço de ter de levantar e colher as margaridas, quando subitamente um Coelho Branco com olhos cor-de-rosa passou correndo perto dela. Não havia nada de muito especial nisso, também Alice não achou muito fora do normal ouvir o Coelho dizer para si mesmo "Oh puxa! Oh puxa! Eu devo estar muito atrasado!" (quando ela pensou nisso depois, ocorreu-lhe que deveria ter achado estranho, mas na hora tudo parecia muito natural); mas, quando o Coelho tirou um relógio do bolso do colete, e olhou para ele, apressando-se a seguir, Alice pôs-se em pé e lhe passou a idéia pela mente como um relâmpago, que ela nunca vira antes um coelho com um bolso no colete e menos ainda com um relógio para tirar dele. Ardendo de curiosidade, ela correu pelo campo atrás dele, a tempo de vê-lo saltar para dentro de uma grande toca de coelho embaixo da cerca. No mesmo instante, Alice entrou atrás dele, sem pensar como faria para sair dali. A toca do coelho dava diretamente em um túnel, e então aprofundava-se repentinamente. Tão repentinamente que Alice não teve um momento sequer para pensar antes de já se encontrar caindo no que parecia ser bastante fundo..."

"...Alice comeu um pedacinho e disse ansiosamente para si mesma. "E agora? E agora?", colocando a mão no topo da cabeça para sentir se estava crescendo. Ela ficou surpresa ao perceber que permanecera do mesmo tamanho. Para falar a verdade, é isso o que normalmente acontece quando se come um bolo, mas Alice já estava acostumada a não esperar nada senão coisas extraordinárias acontecendo, que as coisas acontecerem de uma maneira normal parecia uma chatisse."


comecei a ler hoje
tô gostando, vale a pena!
Ir para o topo Ir para baixo
http://quasefuga.blogspot.com
diogo josé
Administrador.
Administrador.
diogo josé


Número de Mensagens : 294
Idade : 109
Data de inscrição : 13/02/2008

Alice no País das Maravlihas - Lewis Carroll Empty
MensagemAssunto: Re: Alice no País das Maravlihas - Lewis Carroll   Alice no País das Maravlihas - Lewis Carroll Icon_minitimeSeg Fev 18, 2008 7:15 pm

Permite um leque de interpretações!
Ir para o topo Ir para baixo
http://flickr.com/diogojose
Conteúdo patrocinado





Alice no País das Maravlihas - Lewis Carroll Empty
MensagemAssunto: Re: Alice no País das Maravlihas - Lewis Carroll   Alice no País das Maravlihas - Lewis Carroll Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Alice no País das Maravlihas - Lewis Carroll
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Brain Damage ~ :: Para Ler ~ :: Downloads!-
Ir para: